Semana Proscênio

Olá gente !
Bem, temos aqui um resumo do que está sendo a Semana Proscênio de Teatro, e neste local, privilegiaremos o registro escrito,o registro fotográfico pode ser acompanhado no Flick do Grupo http://www.flickr.com/photos/grupoproscenio/ . 
Curtam bastante, 
Abração !


Tudo Vermelho de Novo - foto por Liz Santos
NO DIA 25 -

Nesse dia 25, o Grupo Proscênio já começou suas atividades em relação à Semana Proscênio de Teatro, festa que comemora além da chegada dos 5 aninhos do Grupo a semana mundial do Teatro, cujo dia 27. O movimento começou na sexta no SESC mesmo, na nossa sala de ensaio, numa caixa preta meio que improvisada, porém de grande serventia (uso esse termo, divido aos trabalhos começados com Maria Rita já, depois vocês entendem porquê ), onde Três e Tudo Vermelho de Novo se apresentaram para um público mais íntimo e menor. A proposta na verdade, foi fazer um ensaio aberto, já que Maria Rita estaria conosco este fim de semana, e para que já entrássemos no clima das 6 apresentações durante a semana. Após as apresentações, tivemos um debate com Maria, e pudemos conhecer um pouco mais dela, além dela falar dos trabalhos apresentados (que por sinal, ambos bem comentados), e nos falou um pouco do seu tipo de trabalho: "Adorei o trabalho de vocês, e evidentemente, como qualquer grupo maduro, vocês já teem um tipo de trabalho típico, vou trabalhar vocês e com vocês, e que fique bem claro, que não estou aqui pra morder, nem pra trepar, nem pra bater em ninguém!", disse a diretora completando a fala discontraída com uma risada alta e gostosa, encerrando a noite da sexta, nos trabalhos do Proscênio.



As Malditas - foto por Liz Santos
AÍ NO DIA 26

Aah , no sábado foi mais light ? Nãão !
Começamos os trabalhos às 14 horas com Maria Rita, com aulas, oficinas, trocas de experiências, debates e tudo que sem tem direito em relação ao primeiro contato diretora-elenco. Ficamos até às 17:30, e depois às 20 horas já tinha apresentação, o pequeno intervalo de 2 horas e meia, foi pra afinar luz e ensaiar, afinal no sábado foi o dia em que As Malditas entraram em cena, e deram um show, surpreendendo até Maria Rita: "...pensei que fosse um besteirol, até pelas montagens que tem por aí, mas essa montagem não, é linda de se ver e de se sentir, ri muito sim, mas fui pra casa com uma mensagem.", disse ela que já revelou que vai trabalhar com o teatro Brechtiano junto à Stanislávski, segura de um teatro mais embasado, político e social. Após a apresentação e as conversas, foi hora da noite ter fim, rolou um coff break e todos se despediram, público, atores, técnicos, amigos, familiares, todos no domingo, estariam na praça central, para mais uma apresentação da Semana Proscênio, e para comemorar o dia internacional do Teatro !

Torturas de um Coração - foto por Liz Santos
E NO DIA 27

Domingo, sol legal, 9 horas da manhã, hora de todos estarem no SESC para mais uma etapa do processo com Maria. Lembro que perguntamos a ela o que ela estava achando de passar o dia do Teatro conosco, e ela sutilmente olhou para o André (articulador da pergunta), e disse : "O que é que vocês acham?", e depois com mais firmeza e ainda sutil completou, "A melhor forma de se comemorar é essa, TRABALHANDO."  Então, terminamos o trabalho semanal (aulas, oficinas, diálogos), e às 13 horas subimos todos em rumo à praça central, palco da próxima apresentação do Grupo. Torturas de um Coração faria a poucas horas, sua primeira apresentação na praça Dídimo Carneiro, então sentamos, esperamos, aquecemos a voz, o corpo, e começamos a nos maquiar alí mesmo. O público foi percebendo e chegando para olhar de perto, e às 15:30, o espetáculo começou. "Eu fiquei um pouco nervoso, mas gostei da experiência, acho que dentro de um processo tudo é válido, principalmente no de Torturas, que é um processo mutável. Mas eu adorei, e o público foi muito permicível!", disse o ator André Chaves, ao Maria Rita perguntar o que ele tinha sentido, "Gostei muito de ver esse outro lado de vocês, que também é maravilhoso, muito bom o trabalho, adorei.", disse a diretora, ao terminar a apresentação. E por aí mesmo acabou o domingo, comemorado como um domingo em família, mas numa família com o objetivo de parabenizar o motivo de sua existência.


Leitura "Não Feche os Olhos Esta Noite - foto por Liz Santos
PORÉM NO DIA 28 -

Dia de uma leitura dramática e só! Mas não é apenas uma leitura dramática qualquer.
Na segunda feira entrou em cena o texto do pernambucano Paulo O. Lima, de Arcoverde chamado Não Feche os Olhos Esta Noite, que já está no final do processo de estudo por André Chaves e Maciel Araújo, para darem vida e corpo ao texto. Corpo ? Sim, corpo e muita fisicalidade à dramaturgia do talentosíssimo Paulo, que merece ter sua obra traduzida no trabalho corporal dos nossos atores, que modesta parte, é muito forte, principalmente quando se tem bons fios condutores e de grande qualidade. O trabalho de leitura, foi dirigido pelos próprios meninos (André e Maciel), mas a proposta de espetáculo é que seja com direção do André, já que ele tem definido uma linha de direção em cima do teatro físico, onde pode-se ver uma qualidade na sua última, primeira e unica direção do espetáculo Tudo Vermelho de Novo. Voltando para a leitura, que foi encenada no auditório do Colégio Marista Pio XII Surubim, foi muito elogiada pelo público, apesar de todos reconhecerem que leitura dramática é um pouco cansativo, e quando se trata de dois atores num texto de 60 minutos, se torna mais cansativo ainda. "Acho que o objetivo foi alcançado,e essa coisa de fazer com que o público associasse o cenário à nossa voz foi legal, que como dito pela própria platéia que puderam visualizar cenas externas, narradas pela loucura dos dois personagens presos na mesma cela.", disse André Chaves, no debate de avaliação dentro do Grupo. Depois da apresentação, os atores juntamente com Avaci, apresentaram a proposta como fruto de provocação do projeto 'Dramaturgia: Leituras em Cena', que ano passado não veio à Surubim, e os atores receberam elogios, inclusive do atual diretor do Colégio Marista Surubim, Ir. Gerson, citando a importância, da iniciativa da leitura dramática,  como instrumento de formação cultural, social e política.


Três - foto por Liz Santos
ENTÃO NO DIA 29 -

Na terça, foi vez do espetáculo ímpar do Proscênio entrar em cena.
Três foi encenado na sala de dança do Colégio Marista, coberto por uma platéia de educando-artistas em sua maioria, o que foi super importante, tanto para quem assistiu como para os atores. A apresentação iniciou-se às 19:30, e todos já estavam à espera, que inclusive é um dos pontos positivos que estamos vendo nessa mostra a pontualidade do público surubinense, que apesar de sempre fiel, raramente pontual, mas enfim, podemos ver que isso já está mudando. Fizemos uma ótima apresentação, eu diria até melhor do que o ensaio aberto de sexta, que também foi bom, mas o da terça, deixou os atores mais satisfeitos. Após a apresentação, tivemos um debate com o público todo (sim, todos ficaram), e um debate muito demorado por sinal, onde as pessoas não paravam de perguntar e os atores não paravam de responder, foi o debate mais proveitoso da semana, sem dúvidas, e inclusive contribuindo para a formação (não estruturação física) de platéia, de modo que o público fique cada vez mais formado, informado e exigente, o que acaba sendo uma instigação constante para todo artista.


As Malditas - foto por Liz Santos
PELO DIA 30 -

Quarta, meio da semana, dia onde as coisas estão meio assoberbadas, e dia preocupante para qualquer artista que ouse colocar espetáculo em cartaz nesses dias. Estaria isso certo ? Sim, mas a parte da preocupação com platéia hoje virou um mito, porque conseguimos fazer uma apresentação com o auditório para duzentos lugares ficar quase lotado, e olhe que não esperávamos tanto, pois estávamos apreensivos justamente com o número de pessoas que iriam assistir ao espetáculo. Tirando essa preocupação que foi inútil, esperamos o início da apresentação e pronto, mais um motivo para despreocupação, porque As Malditas estavam fortemente instigadas a fazer o espetáculo, como sempre estão. A quarta-feira foi um dia tranquilo, onde tudo deu certo e ainda deixamos o público satisfeito, de ir para casa cheio de vontade de continuar a semana e de voltar para assistir a última apresentação da Semana Proscênio de Teatro, que tem tudo para acabar como mais uma conquista do Proscênio, e tudo isso graças a um bocado de pessoas e coisas que sempre nos ajudam, inclusive nosso público.


Tudo Vermelho de Novo - foto por Liz Santos
ENFIM DIA 31-

Eis que chega o último dia de apresentações da maratona do Proscênio.
Na noite de quinta, o espetáculo que encerrou a semana foi Tudo Vermelho de Novo, com direção de André Chaves, e foi marcado por uma ótima apresentação e um senhor debate.
A apresentação iniciou-se exatamente às 20:10, devido à um problema técnico de cenário e luz, que no espetáculo são duas coisas muito precisas, além do corpo dos atores em cena, mas o atraso de dez minutinhos não afastou o público nem interferiu na apresentação. A platéia, como sempre exigente, desta vez formada por um grande grupo de artistas da Cia. de teatro do Marista (Cia. Faces) e do Grupo de dança também do Marista (Dança do Corpo), além de alguns professores e pesquisadores do tema abordado na encenação (a ditadura militar). Feita uma boa apresentação, já esperaríamos um bom diálogo com o público, e fui justamente isso que aconteceu, "um dos debates mais instigantes que já tivemos em um ano de apresentações" , disse André Chaves ao concluir o debate que durou cerca de uma hora. "Estamos aqui também para cumprir nossa missão sócio-política, que acaba ficando intrínseca mas ao mesmo tempo bem mais visível ou igualmente visível à função artística, que no final acaba sendo uma só" , afirmou o diretor durante o debate com o público, visando a função de serventia que o espetáculo tem, no meio sócio-político. No começo do diálogo, os professores que estavam na platéia falaram um pouco sobre a época num âmbito histórico, já os pesquisadores e "amantes" do tema, expuseram seu ponto de vista pessoal, fazendo uma boa relação ao que o espetáculo mostra. No final,  deu para perceber que o espetáculo já tem um "tipo de público" formado, e isso é muito bom, e concluindo falando do evento em si, foi UM SUCESSO, deixando a certeza de uma segunda edição em 2012, com propostas de intercâmbio e tudo: "O projeto ano que vem, será sem dúvidas realizado novamente, dessa vez, com o mesmo nível que temos na Mostra SESC de Teatro e Dança, fazendo um intercâmbio entre os grupo locais e possivelmente, grupos amigos, com um trabalho mais consistente e profissional, já que o objetivo será comemorar o dia do Teatro", revelou o Técnico de Cultura da unidade do SESC em Surubim, Avaci Xavier, assegurado que ano que vem, o trabalho continuará.

Grupo Proscênio de Teatro | Março de 2011 | foto por Liz Santos

Desde já, agradecemos a todos que nos acompanharam, nos espetáculos, na produção, no público, na divulgação, pelo Blog ou por qualquer outro meio que se pudesse acompanhar!
Logo postaremos a avaliação escrita da Semana Proscênio de Teatro, junto com outra possíveis novidades.
Obrigado a todos,
beijão !