Textos


A Arte que fazemos aqui.                                                                                                                       Por Avaci Xavier

 
        Conhecemos um Povo pela sua crença, cultura, formação, perspectiva de crescimento quanto seres que vivem em sociedade. Há cinco anos o Setor de Cultura do SESC LER Surubim tem produzido várias ações a fim de contribuir com a formação e enriquecimento cultural de nosso município; Seja na realização de projetos culturais ou no apoio aos grupos locais. 
        2010, foi um ano de grandes ações propostas pelo SESC. O Grupo Proscênio de Teatro, levou várias peças às escolas de nossa cidade e municípios vizinhos (Santa Maria, Frei Miguelinho, Caruaru, Triunfo, Vertente do Lério e Casinhas) incentivando assim, a formação de plateia e o surgimento de grupos de teatro nessas cidades. O Grupo Proscênio tem em seu repertório espetáculos de gêneros variados: "Torturas de um coração" de Ariano Suassuna, "As Malditas" de Luiz de Lima Navarro, "Três" de Avaci Xavier, "Tudo Vermelho de Novo" de André Chaves. Quem tiver interesse em conhecer os trabalhos do grupo, pode acessar o blog: http://grupoproscenio.blogspot.com. O Grupo Proscênio de Teatro consolida-se como um incentivador das artes cênicas, participando de várias mostras de artes no nosso estado.

        No mês de junho, realizamos a III edição do Projeto Artistas da Cidade, homenageando o artista plástico surubinense "Apolinário Lucena", esta exposição foi um verdadeiro sucesso sendo visitada por mais de 3.500 pessoas. Ainda no mês de junho realizamos a V edição da Mostra de Quadrilhas Juninas do SESC Surubim, que nos possibilitou assistir grupos de várias cidades: Casinhas, Orobó, Bom Jardim, Tracunhaén, Feira Nova, incentivando um dos folguedos populares mais importante de nossa região a "Quadrilha Junina".
        Em agosto realizamos a IV Mostra Sesc de Dança de Surubim, uma verdadeira maratona de apresentações artísticas. Grupos de Dança de Surubim, Recife, Triunfo, Santa Cecília, Bom Jardim, Jaboatão dos Guararapes, Petrolina. Mais de 150 dançarinos envolvidos durante cinco dias de apresentações. Um ponto muito positivo para esse evento foi a parceria com a Escola de Referência Severino Farias (ERSEF), pois todas as apresentações foram realizadas em seu auditório. Escolas de Surubim, puderam mostrar seus trabalhos: ERSEF, Maria Cecília, ETE, CNSA, Marista, Solus Cia. de Dança. As apresentações aconteceram nos turnos da tarde e da noite.
        Para encerrar o ano com chave de ouro o SESC promoveu no mês de novembro de 17 a 20, a IV Mostra de Teatro, que foi outro sucesso. Este projeto trouxe a Surubim grupos de teatro de todo o SESC Pernambuco: Triunfo, Jaboatão dos Guararapes, Santo Amaro (Recife), Garanhuns, Caruaru, Surubim. Espetáculos de vários estilos foram apresentados no auditório da Escola Severino Farias, que consolida-se como um verdadeiro palco para as artes em nossa cidade. A platéia pôde assistir a belíssimos trabalhos, debates, oficinas e a exposição Memória da Cena Pernambucana
        Além desses trabalhos idealizados pelo Setor de Cultura do SESC Surubim, recebemos ainda grandes projetos do Departamento Nacional do SESC: Sonora Brasil, Palco Giratório, ARTESESC. O Projeto Sonora Brasil trouxe a Surubim quatro grupos musicais que apresentaram concertos com a temática "A música brasileira do século XXI". Recebemos dos meses de setembro a novembro a exposição "Margareth Mee - Uma visão da Amazônia", Projeto ARTESESC. Esta, aconteceu no salão paroquial de São José e foi vista por mais de 3.000 pessoas. Ainda em outubro recebemos o projeto Palco Giratório, e o espetáculo "As Filhas da Mata", do estado de Rondônia. 
        O Sesc Surubim cumpre, dessa forma, sua ação social que é levar cultura a todos os recantos do nosso país, pois a cultura é fundamental para a compreensão de diversos valores morais e éticos que guiam nosso comportamento social. Entender como estes valores se internalizaram em nós e como eles conduzem nossas emoções e a avaliação do outro, é um grande desafio. Todos esses eventos propostos pelo SESC foram gratuitos, possibilitando o acesso a todos os cidadãos. O Sesc Ler Surubim tem como Gerente a senhora Nelma Farias e como Supervisor de Cultura Avaci Xavier.